SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45The professional development of teacher and the expansion and stratification of the Brazilian educational systemThe Impacts of Higher Education in Rural Education in graduates’ socioeconomic and professional profile author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

FRANCO NETO, Vanessa  and  GUIDA, Angela Maria. A constituição do Sujeito-Mãe nos livros didáticos de matemática da Educação do Campo. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e38457.  Epub Aug 25, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644438457.

Este artigo descreve a constituição do que foi aqui denominado ‘sujeito-mãe’ a partir da análise de dez livros didáticos de matemática, produzidos para os anos iniciais de escolas do campo no Brasil. Esse material compõe duas coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático Campo, o PNLD Campo. As teorizações foucaultianas acerca da análise do discurso amparam a descrição e análise de um conjunto de endereçamentos que incidem sobre um corpo como performance cultural do feminino. Os excertos, imagens, atividades e exercícios trazidos replicam práticas estilizadas que inscrevem o sujeito-mãe por meio de discursividades direcionadas a um corpo com marcas de gênero específicas: o feminino. Desse modo, os dados mostraram que o currículo de matemática materializa narrativas bem elaboradas que se valem dos conteúdos dessa disciplina escolar, a fim de replicar e constituir um conjunto de valores e moralidades, com substancial status de verdade, que acabam por orientar os modos de ser e agir desse corpo que se vê e é visto como feminino.

Keywords : Sujeito-mãe; Livros Didáticos de Matemática; PNLD Campo..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )