SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45The Impacts of Higher Education in Rural Education in graduates’ socioeconomic and professional profileTeaching drawing in art education books in the 1970s: new area, old content? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

NOBREGA, Thaís Fernandes Ribeiro  and  NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. Aquisição de Vocabulário e leitura de livro infantil: estratégias de uma professora do 1º ano. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e36228.  Epub Aug 28, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644436228.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar as estratégias utilizadas por uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola no Rio Grande do Sul, no trabalho com vocabulário em momentos de leitura de livro de história infantil. Os dados discutidos, neste texto, foram produzidos por meio de observação na sala de aula e entrevista com a professora. Como referencial teórico, utilizamos os estudos de Stein e Rosemberg (2010), Manrique (1997), Moreira (1984) e Melo (2005). Dentre as estratégias utilizadas por essa professora, destacamos 7 aspectos: 1) justaposição das palavras e seus significados; 2) questionamentos explícitos para verificar conhecimentos prévios das crianças; 3) intervenções focadas explicitamente no vocabulário; 4) utilização dos aspectos físicos do livro - ilustrações - proporcionando informações contextuais; 5) testes realizados pelas crianças em relação às suas hipóteses quanto às derivações de palavras; 6) predição, precisamente a etapa chamada de processamento da informação e a etapa chamada de avaliação das respostas e 7) repetição, ou seja, quando a fala é repetida e, na sequência, reestruturada para esclarecer o significado. A situação de leitura da história aqui analisada proporcionou o trabalho com o vocabulário pelas crianças, facilitando o acesso ao sistema semântico, responsável pelo significado das palavras.

Keywords : Vocabulário; Alfabetização; Leitura de livro de história infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )