SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Education in dispute in contemporary Brazil: among gender studies, the so-called gender ideology and the production of a 'genesis ideology'Beyond "girls wear pink, boys wear blue": the conjunctures and ideologies in the new rumps of education for genders and sexualities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

MARTINS, Joira Aparecida Leite de Oliveira Amorim  and  FERREIRA, Nilce Vieira Campos. Comunidade acadêmica feminina e a internacionalização na Universidade Federal de Mato Grosso (1973-2016). Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e43909.  Epub Sep 01, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644443909.

Este artigo, com foco temático na história da educação feminina, tem por objetivo compreender como sobreveio a participação de mulheres nos processos de internacionalização da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Ao trazermos reflexões sobre processos de internacionalização vivenciados na instituição de educação superior federal, localizada na região Centro-Oeste do Brasil, fundada tardiamente no ano de 1970, analisamos a mobilização feminina internacionalna instituição entre os anos de 1973 a 2016. Trazemos algumas reflexões a partir da análise de documentos institucionais tais como legislação, artigos científicos, páginas de web site e documentos oficiais coletados no acervo institucional. É compreensível que não houve uma política institucional definida para os processos de internacionalização, bem como inexiste, noperfil de seus partícipes, equidade de acesso. Identificamos, contudo, que mulheres participaram e contribuíram para os processos de internacionalização da UFMT.Possibilidades de atuações e oportunidades para mulheres, entretanto, ainda representam parcela ínfima nos movimentos de internacionalização. Para nós, claro está que uma instituição de ensino superior não pode prescindir de políticas públicas que incentivem a internacionalização, mas deve articular iniciativas viáveis e ações que promovam a equidade de acesso às políticas de internacionalização institucionais.

Keywords : História da Educação Feminina; Internacionalização; Educação Superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )