SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Cogestão, democratização eprivatização de equipamentos públicos de educação infantil: conceitos em disputaA sustentabilidade e o Desenvolvimento do Programa Dinheiro Direto na Escola- Escolas Sustentáveis, em Aracaju, Sergipe índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

GALIAZZI, Maria do Carmo  y  SCHMIDT, Elisabeth Brandão. Movimentos da Análise Textual Discursiva em pesquisas de Educação Ambiental. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e39445.  Epub 11-Sep-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644439445.

O texto apresenta os movimentos de pesquisa coletiva desenvolvida em uma disciplina dos Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (PPGEC; PPGEA; PPGEDU). Está circunscrito ao exercício inerente à metodologia Análise Textual Discursiva - ATD, realizada a partir de um corpus composto por resumos de teses do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da mesma universidade. O objetivo deste artigo foi apresentar a descrição como atitude fenomenológica, e mostrar um movimento analítico a partir da redução eidética a categorias. A pergunta orientadora de pesquisa foi: O que é isso que se mostra de Educação Ambiental nos resumos de teses do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA)? A partir de um movimento descendente de descrição dos resumos até o movimento em direção ao conceito de problematização - uma das categorias que emergiram no processo analítico - foi realizado um movimento ascendente que propiciou a interpretação e o diálogo com teóricos de diferentes epistemologias com foco no sentido atribuído à problematização.

Palabras clave : Pesquisa qualitativa; Descrição fenomenológica; Resumos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )