SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Sustainability and the Development of the Direct Money Program in School - Sustainable Schools, Aracaju, SergipeFERESP as a new collective intellectual in the formulation of policies for Brazilian higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

PADUA RIBEIRO, Márden  and  COSTA ZANARDI, Teodoro Adriano. O novo Ensino Médio e a liberdade de escolha. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e39519.  Epub Sep 14, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644439519.

O ensaio aborda a proposta do Novo Ensino Médio a partir de suas promessas de liberdade de escolhas reiteradas aos(às) jovens brasileiros(as), através de intensa propaganda midiática realizada pelo Ministério da Educação. O conceito de liberdade é central e precisa ser desvelado a partir de nossa realidade desigual. Ao dialogar com as propagandas produzidas pelo MEC, o texto da reforma do Ensino Médio e a realidade excludente, buscamos contextualizar como essa proposta curricular pretende desempenhar seu papel no acobertamento de desigualdades que estruturam a sociedade capitalista brasileira. O marco de referência é a concepção de frieza burguesa, de viés crítico desenvolvido por Gruschka, para a compreensão de como se efetiva a indiferença em relação aos destinos dos sujeitos.

Keywords : Ensino Médio; Liberdade; Desigualdades.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )