SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45A sustentabilidade e o Desenvolvimento do Programa Dinheiro Direto na Escola- Escolas Sustentáveis, em Aracaju, SergipeO FERESP como novo intelectual coletivo na formulação das políticas para a educação superior brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

PADUA RIBEIRO, Márden  e  COSTA ZANARDI, Teodoro Adriano. O novo Ensino Médio e a liberdade de escolha. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e39519.  Epub 14-Set-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644439519.

O ensaio aborda a proposta do Novo Ensino Médio a partir de suas promessas de liberdade de escolhas reiteradas aos(às) jovens brasileiros(as), através de intensa propaganda midiática realizada pelo Ministério da Educação. O conceito de liberdade é central e precisa ser desvelado a partir de nossa realidade desigual. Ao dialogar com as propagandas produzidas pelo MEC, o texto da reforma do Ensino Médio e a realidade excludente, buscamos contextualizar como essa proposta curricular pretende desempenhar seu papel no acobertamento de desigualdades que estruturam a sociedade capitalista brasileira. O marco de referência é a concepção de frieza burguesa, de viés crítico desenvolvido por Gruschka, para a compreensão de como se efetiva a indiferença em relação aos destinos dos sujeitos.

Palavras-chave : Ensino Médio; Liberdade; Desigualdades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )