SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45O novo Ensino Médio e a liberdade de escolhaRelações de gênero, renda e trabalho em microdados sobre formação inicial de professores/as no Brasil: uma análise multivariada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

BOUTH GRELLO KATO, Fabíola  e  BATISTA DA SILVA BRITO, Ana Paula. O FERESP como novo intelectual coletivo na formulação das políticas para a educação superior brasileira. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e40290.  Epub 14-Set-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644440290.

Este artigo analisa a criação e o papel que vem exercendo o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (FERESP), assim como as ações concretas desta entidade como a grande articuladora dos interesses do setor privado a partir de sua atuação junto aos órgãos deliberativos que propõem os projetos e leis educacionais no Estado Brasileiro como o Ministério da Educação (MEC) e o Parlamento. Buscamos estabelecer relações de identidade entre a agenda do Fórum, construída nos últimos dez anos, e as alterações ocorridas na política para a educação superior. Trata-se de pesquisa de caráter documental e bibliográfica realizada a partir da análise de 11 cartas (2008-2018) deliberativas publicadas pela entidade e que representam, ano a ano, a síntese de suas propostas decorrentes de suas reuniões anuais, além da análise de outros documentos extraídos do seu site oficial publicados pela entidade entre os anos de 2008 a 2018, a partir da sua criação com objetivo de analisar as proposições e modificações nas legislações brasileiras. A pesquisa concluiu, a partir da leitura das cartas e documentos, que esta entidade atua como um intelectual orgânico de base coletiva, induzindo a construção de uma agenda de políticas públicas para a educação superior, com vistas ao favorecimento das instituições privadas, sobretudo, as privadas-mercantis havendo uma relação de identidade entre as recentes reformulações políticas/jurídicas para o setor privado da educação superior e as demandas oriundas dos congressos do Fórum, lócus prioritário de publicização das demandas provenientes dessa entidade.

Palavras-chave : Ensino Superior privado; FERESP; Políticas Públicas Educacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )