SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Gender relations, income, and work on microdata about initial teacher training in Brazil: a multivariate analysisPlaying, playing…logics and meanings of future educators (2014-2019) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

FURLETTI, Saulo  and  COSTA, José Wilson da. Atuação dos alunos no blendedlearning organizado pela Teoria das Situações Didáticas. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e40970.  Epub Sep 18, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644440970.

Este trabalho apresenta a atuação de alunos em uma proposta metodológica que integrou didaticamente o blendedlearning em atividades de matemática na perspectiva da Teoria das Situações Didáticas. Para isso, foram elaboradas três atividades para permitir aos alunos desempenharem os esquemas de ação, formulação e validação contendo vídeos, arquivos em PDF, arquivo do Geogebra, chat e fórum. O método de investigação foi de característica qualitativa do tipo pesquisa-ação com alunos do 2º ano do ensino médio de cursos técnicos integrados. A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa documental, entrevistas, questionários e relatórios do ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Os resultados apontaram que os alunos desempenharam as atividades com protagonismo e autonomia, foi percebido esforço para alcançarem os três esquemas adidáticos, sendo constatado o de ação como o mais recorrente. Os recursos tecnológicos favoreceram as interações entre os alunos e com o conteúdo nos diversos tempos e espaços em um ambiente qualificado. Observou-se que as trocas de mensagem orais, escritas e gráficas auxiliaram nas estratégias de resolução dos problemas. Comparando as três atividades, percebeu-se que o potencial da metodologia experimentada residiu em promover o avanço da ação intelectual dos alunos entre os esquemas adidáticos, visto que estes transitaram da posição de manipuladores de informações para a condição de serem capazes de explicar os problemas, modelos formulados e de comprovarem matematicamente a validade dos modelos. Dessa forma, a proposta constitui-se como uma alternativa para compor o repertório de ações didáticas dos professores de matemática.

Keywords : Blended Learning; Teoria das Situações Didáticas; Matemática; Metodologia; Integração didática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )