SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45A brincar, a brincar… lógicas e sentidos de futuras educadoras de infância (2014-2019)O mito da democracia racial brasileira no discurso de educadores da RME-Belo Horizonte: Silenciamentos e Ausências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SANTOS, Francianne Farias dos; MATOS, Maria Almerinda de Souza  y  SANTOS, João Otacilio Libardoni dos. Fatores Potencializadores e/ou Dificultadores do Processo de Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e42654.  Epub 04-Sep-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644442654.

A educação escolar pública é um direito garantido e conquistado para todos, em que ninguém poderá ser excluído do ambiente educacional. Assim ao refletirmos sobre as diversas disciplinas que compõem a escola, destacamos a Educação Física como parte integrante deste espaço. Diversos pontos podem surgir como fatores que potencializam ou dificultam a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Entende-se que o conhecimento prévio destes fatores poderá auxiliar os professores a romperem diversas barreiras. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo discutir elementos que se apresentam como potencializadores e/ou dificultadores na inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, a partir de estudos que investigaram estratégias de inclusão. A pesquisa foi realizada no Portal de Periódicos CAPES e SciELO, em que utilizamos os descritores ((educação física) AND inclusão) OR ((educação física) AND deficiência). Após a aplicação de nossos critérios de inclusão e exclusão, mantiveram-se 22 artigos para a exploração. Com base nos estudos encontrados, foi possível identificar três pontos que podem potencializar ou dificultar a inclusão nas aulas Educação Física: Estratégias de Ensino, Trabalho Colaborativo e Formação.

Palabras clave : Inclusão Escolar; Educação Física; Aluno com Deficiência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )