SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Brazilian myth of racial democracy in the discourse of educators of the County shools of Belo Horizonte: Silences and absencesColonization and education in the Portuguese Amazon (1500-1757) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

VERCELLINO, Soledad. Usos da noção de rapport au savoir na pesquisa educacional e psicopedagógica. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e48156.  Epub Sep 14, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644448165.

Este artigo teórico relata o incipiente, mas vigoroso, desenvolvimento da noção de rapport au savoir no campo da pesquisa educacional, não apenas no nível internacional, mas também na Argentina. Mostra como essa noção tem capacidade heurística de articular, na análise da aprendizagem, as relações e múltiplas influências e sobreposições das dimensões destacadas pelas teorias da aprendizagem escolar, ou seja, pode explicar como ocorre a aprendizagem na encruzilhada de diferentes processos cognitivos e metacognitivos com sua ancoragem sócio-histórica e situacional; o vínculo da disciplina com os objetos de aprendizagem; as características epistemológicas dos objetos de aprendizagem e a singularidade da psique do aluno.

É particularmente interessante destacar as investigações psicopedagógicas realizadas em nível local, tanto no âmbito de projetos de pesquisa quanto de teses de graduação e pós-graduação, respondendo pelos problemas e produção científica que ela permitiu gerar.

Keywords : Rapport au savoir; Aprendizagem; Investigações psicopedagógicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )