SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45O mito da democracia racial brasileira no discurso de educadores da RME-Belo Horizonte: Silenciamentos e AusênciasColonização e educação na Amazônia portuguesa (1500-1757) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

VERCELLINO, Soledad. Usos da noção de rapport au savoir na pesquisa educacional e psicopedagógica. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e48156.  Epub 14-Sep-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644448165.

Este artigo teórico relata o incipiente, mas vigoroso, desenvolvimento da noção de rapport au savoir no campo da pesquisa educacional, não apenas no nível internacional, mas também na Argentina. Mostra como essa noção tem capacidade heurística de articular, na análise da aprendizagem, as relações e múltiplas influências e sobreposições das dimensões destacadas pelas teorias da aprendizagem escolar, ou seja, pode explicar como ocorre a aprendizagem na encruzilhada de diferentes processos cognitivos e metacognitivos com sua ancoragem sócio-histórica e situacional; o vínculo da disciplina com os objetos de aprendizagem; as características epistemológicas dos objetos de aprendizagem e a singularidade da psique do aluno.

É particularmente interessante destacar as investigações psicopedagógicas realizadas em nível local, tanto no âmbito de projetos de pesquisa quanto de teses de graduação e pós-graduação, respondendo pelos problemas e produção científica que ela permitiu gerar.

Palabras clave : Rapport au savoir; Aprendizagem; Investigações psicopedagógicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )