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Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

FONSECA, Eneida Simões da. A escolaridade na doença. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e40211.  Epub 23-Ago-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644440211.

Este estudo reflexivo visita referências que tratam da realidade do atendimento escolar oferecido aos doentes. As impressões que se pode ter quando considerando a atuação docente no ambiente escolar hospitalar ou domiciliar são discutidas. Alguns documentos oficiais sobre esta modalidade de ensino são consultados e problematizados, assim como se considera as possíveis contribuições dos encontros nacionais, dos informativos semestrais, de pesquisas e estudos e de organizações focadas na população desse campo específico. As considerações apontam que estudos e pesquisa podem, certamente, contribuir para a formalização tanto de eventos para a disseminação de conhecimento específico sobre atendimento escolar para doentes e de aperfeiçoamento da formação dos professores que atuam com esse grupo, quanto fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas e respaldo legal que adequadamente contemplem essa modalidade de ensino. Entretanto, salienta que, a não observação da relação tênue entre a teoria e a prática, pode resultar em apenas divulgar resultados em eventos científicos que, não necessariamente serão aplicados no cotidiano escolar hospitalar ou domiciliar.

Palavras-chave : Atendimento escolar hospitalar; Legislação; Criança doente.

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