SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Academic assistance at a hospital environment: pedagogical principles and implemented policiesFor a sensitive listening of the children with chronic diseases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

LANI-BAYLE, Martine  and  MAIA-VASCONCELOS, Sandra Farias. Clínica dialógica e relação aos saberes em situações extremas: à escuta dos relatos de adolescentes doentes. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e40154.  Epub Aug 29, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644440154.

O objetivo deste estudo é conhecer como os adolescentes hospitalizados se sentem em relação à sua vivência como um paciente crônico grave, excetuando-se aqui os pacientes neurológicos severos e os com problemas psicológicos graves, e que saberes esses sujeitos desenvolvem durante o período de hospitalização. Trabalhou-se com cinco adolescentes com cânceres de diferentes etiologias, com idades compreendidas entre 13 e 19 anos. Todos os adolescentes foram atendidos no hospital seguindo o método das Conversas Fenomenológicas (FERNANDES, 2017). O objetivo foi questionar as diferentes hipóteses possíveis sobre o papel da escolarização para o adolescente gravemente doente e sua relação com o saber neste momento de dificuldade física e de supressão do direito à escola. Como resultado, percebeu-se que o estudo regular não lhes faz falta, pois o que eles querem é falar sobre si mesmos, sobre tudo o que lhes acontece, sobre a doença, seus sentimentos, sua maneira de ver o mundo e tudo sobre o que nunca pensaram. Sua relação com a classe hospitalar parece inaugurar uma nova relação com o saber escolar, ainda não inaugurada pela escola.

Keywords : Clínica Dialógica; Relação ao saber; Classe hospitalar.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )