SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Atendimento educacional em ambiente hospitalar: princípios pedagógicosPor uma escuta sensível de crianças com doenças crônicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

LANI-BAYLE, Martine  e  MAIA-VASCONCELOS, Sandra Farias. Clínica dialógica e relação aos saberes em situações extremas: à escuta dos relatos de adolescentes doentes. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e40154.  Epub 29-Ago-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644440154.

O objetivo deste estudo é conhecer como os adolescentes hospitalizados se sentem em relação à sua vivência como um paciente crônico grave, excetuando-se aqui os pacientes neurológicos severos e os com problemas psicológicos graves, e que saberes esses sujeitos desenvolvem durante o período de hospitalização. Trabalhou-se com cinco adolescentes com cânceres de diferentes etiologias, com idades compreendidas entre 13 e 19 anos. Todos os adolescentes foram atendidos no hospital seguindo o método das Conversas Fenomenológicas (FERNANDES, 2017). O objetivo foi questionar as diferentes hipóteses possíveis sobre o papel da escolarização para o adolescente gravemente doente e sua relação com o saber neste momento de dificuldade física e de supressão do direito à escola. Como resultado, percebeu-se que o estudo regular não lhes faz falta, pois o que eles querem é falar sobre si mesmos, sobre tudo o que lhes acontece, sobre a doença, seus sentimentos, sua maneira de ver o mundo e tudo sobre o que nunca pensaram. Sua relação com a classe hospitalar parece inaugurar uma nova relação com o saber escolar, ainda não inaugurada pela escola.

Palavras-chave : Clínica Dialógica; Relação ao saber; Classe hospitalar.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )