SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45O direito à escolarização de crianças e adolescentes com doenças crônicas no Brasil: uma análise a partir do pensamento complexo e da teoria críticaEntrevista com Sara York: A Travesti da/na educação Entrevista sobre atuação e vida da professora Sara Wagner York. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

LIMA, Angélica Macedo Lozano  e  LUGLI, Rosario Silvana Genta. Os tempos da ação docente na classe hospitalar. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e40241.  Epub 01-Set-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644440241.

Partindo das referências temporais presentes em entrevistas realizadas com professoras de classe hospitalar em três instituições de Curitiba, bem como em observações in loci das práticas, discute-se o choque entre a duração real das aulas e a duração burocraticamente exigida pelas autoridades escolares, com suas consequências sobre o trabalho. Os principais conceitos mobilizados referem-se ao território, como forma de estruturação hierárquica do espaço, e, ao lugar, como construção de um modo de pertencimento marcado pela afetividade. Desse ponto de vista, assiste-se a um processo de desterritorialização num sentido amplo, abrangendo ainda as práticas escolares no hospital, ou seja, estas acontecem num ambiente que não está estruturado em função do ensino, portanto, a classe hospitalar aparece como um fenômeno de reconstrução e ressignificação das práticas socialmente determinadas em cada evento de ensino-aprendizagem, cujas marcas mais evidentes são a individualização e a afetividade. Como expressão desse processo, predominantemente aflora a criatividade das professoras, circunscrita pela territorialidade e temporalidade do hospital, suas regras e hierarquias1.

Palavras-chave : Classe hospitalar e ensino; Lugar e território; Temporalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )