SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Intercultural dialogue in the curriculum for the realization of Human Rights Education: possibilities and limits author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

BROCCHETTO RAMOS, Flávia; BUFFON, Eliana  and  RELA, Eliana. Leitura de história em quadrinhos: entre Shakespeare e Mauricio de Sousa. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e38119.  Epub Sep 19, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644438119.

A leitura de história em quadrinhos, de natureza literária, pressupõe vários desafios ao leitor iniciante de modo que as práticas educativas deveriam contemplar estratégias de mediação que atentem para as peculiaridades do gênero. Este artigo investiga a construção de uma narrativa Turma da Mônica: Romeu e Julieta, de Mauricio de Sousa (2009), selecionada pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE 2012). O caráter descritivo-analítico predomina no estudo e contempla aspectos visuais e verbais. Para compor a análise, são tomados aspectos do âmbito da visualidade, como tipos de quadros; cenários; marcação temporal; e, quanto aos personagens, é priorizada a sua vestimenta e a mescla entre comportamentos peculiares de Mônica e Cebolinha e de Romeu e Julieta.O estudo fundamenta-se, entre outros, em Eisner (2012), e aponta a intertextualidade como traço marcante na composição do enredo, de modo que o leitor deve ser orientado acerca de peculiaridades dos personagens de Shakespeare para potencializar a leitura da obra.

Keywords : História em quadrinhos; Leitura literária; Programa Nacional Biblioteca da Escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )