SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Diálogo Intercultural no currículo para a efetivação da Educação em Direitos Humanos: possibilidades e limites índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

BROCCHETTO RAMOS, Flávia; BUFFON, Eliana  y  RELA, Eliana. Leitura de história em quadrinhos: entre Shakespeare e Mauricio de Sousa. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e38119.  Epub 19-Sep-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644438119.

A leitura de história em quadrinhos, de natureza literária, pressupõe vários desafios ao leitor iniciante de modo que as práticas educativas deveriam contemplar estratégias de mediação que atentem para as peculiaridades do gênero. Este artigo investiga a construção de uma narrativa Turma da Mônica: Romeu e Julieta, de Mauricio de Sousa (2009), selecionada pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE 2012). O caráter descritivo-analítico predomina no estudo e contempla aspectos visuais e verbais. Para compor a análise, são tomados aspectos do âmbito da visualidade, como tipos de quadros; cenários; marcação temporal; e, quanto aos personagens, é priorizada a sua vestimenta e a mescla entre comportamentos peculiares de Mônica e Cebolinha e de Romeu e Julieta.O estudo fundamenta-se, entre outros, em Eisner (2012), e aponta a intertextualidade como traço marcante na composição do enredo, de modo que o leitor deve ser orientado acerca de peculiaridades dos personagens de Shakespeare para potencializar a leitura da obra.

Palabras clave : História em quadrinhos; Leitura literária; Programa Nacional Biblioteca da Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )