SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Diálogo Intercultural no currículo para a efetivação da Educação em Direitos Humanos: possibilidades e limites índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

BROCCHETTO RAMOS, Flávia; BUFFON, Eliana  e  RELA, Eliana. Leitura de história em quadrinhos: entre Shakespeare e Mauricio de Sousa. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e38119.  Epub 19-Set-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644438119.

A leitura de história em quadrinhos, de natureza literária, pressupõe vários desafios ao leitor iniciante de modo que as práticas educativas deveriam contemplar estratégias de mediação que atentem para as peculiaridades do gênero. Este artigo investiga a construção de uma narrativa Turma da Mônica: Romeu e Julieta, de Mauricio de Sousa (2009), selecionada pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE 2012). O caráter descritivo-analítico predomina no estudo e contempla aspectos visuais e verbais. Para compor a análise, são tomados aspectos do âmbito da visualidade, como tipos de quadros; cenários; marcação temporal; e, quanto aos personagens, é priorizada a sua vestimenta e a mescla entre comportamentos peculiares de Mônica e Cebolinha e de Romeu e Julieta.O estudo fundamenta-se, entre outros, em Eisner (2012), e aponta a intertextualidade como traço marcante na composição do enredo, de modo que o leitor deve ser orientado acerca de peculiaridades dos personagens de Shakespeare para potencializar a leitura da obra.

Palavras-chave : História em quadrinhos; Leitura literária; Programa Nacional Biblioteca da Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )