SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Reading and comics: between Shakespeare and Mauricio de SousaRural youth and education in the production of postgraduate knowledge in the areas of applied human and social sciences in the Brazilian Northeast author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

EYNG, Ana Maria; SILVA, Jéssica Adriane Pianezzola da  and  CARDOSO, João Casqueira. Diálogo Intercultural no currículo para a efetivação da Educação em Direitos Humanos: possibilidades e limites. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e39257.  Epub Sep 19, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644439257.

A Educação em Direitos Humanos está no cerne da problemática deste artigo, dada a relação dialógica entre as políticas educacionais, currículos e percepções dos estudantes. O método dialético orientou essa pesquisa, com base em uma abordagem qualitativa que incluiu pesquisas empíricas, integrando a escuta de percepções de mais de quatrocentos estudantes do ensino médio e a análise de documentos de políticas públicas e projetos pedagógicos de nove escolas de educação básica. A análise de documentos e percepções de jovens ajuda a identificar a fragilidade da aprendizagem e da experiência dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras. Os alunos demonstram suas expectativas em relação à Educação em Direitos Humanos, exigindo maior espaço para participação, tratamento igualitário, liberdade de expressão e questionamento. A Educação em Direitos Humanos no currículo também permitiria um diálogo entre igualdade e diferença na perspectiva crítica intercultural.

Keywords : Direitos Humanos; Currículo escolar; Interculturalidade.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )