SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Leitura de história em quadrinhos: entre Shakespeare e Mauricio de SousaJuventudes rurais e educação na produção do conhecimento das pós-graduações das áreas de ciências humanas e sociais aplicadas do nordeste brasileiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

EYNG, Ana Maria; SILVA, Jéssica Adriane Pianezzola da  y  CARDOSO, João Casqueira. Diálogo Intercultural no currículo para a efetivação da Educação em Direitos Humanos: possibilidades e limites. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e39257.  Epub 19-Sep-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644439257.

A Educação em Direitos Humanos está no cerne da problemática deste artigo, dada a relação dialógica entre as políticas educacionais, currículos e percepções dos estudantes. O método dialético orientou essa pesquisa, com base em uma abordagem qualitativa que incluiu pesquisas empíricas, integrando a escuta de percepções de mais de quatrocentos estudantes do ensino médio e a análise de documentos de políticas públicas e projetos pedagógicos de nove escolas de educação básica. A análise de documentos e percepções de jovens ajuda a identificar a fragilidade da aprendizagem e da experiência dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras. Os alunos demonstram suas expectativas em relação à Educação em Direitos Humanos, exigindo maior espaço para participação, tratamento igualitário, liberdade de expressão e questionamento. A Educação em Direitos Humanos no currículo também permitiria um diálogo entre igualdade e diferença na perspectiva crítica intercultural.

Palabras clave : Direitos Humanos; Currículo escolar; Interculturalidade.

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )