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Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

EYNG, Ana Maria; SILVA, Jéssica Adriane Pianezzola da  e  CARDOSO, João Casqueira. Diálogo Intercultural no currículo para a efetivação da Educação em Direitos Humanos: possibilidades e limites. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e39257.  Epub 19-Set-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644439257.

A Educação em Direitos Humanos está no cerne da problemática deste artigo, dada a relação dialógica entre as políticas educacionais, currículos e percepções dos estudantes. O método dialético orientou essa pesquisa, com base em uma abordagem qualitativa que incluiu pesquisas empíricas, integrando a escuta de percepções de mais de quatrocentos estudantes do ensino médio e a análise de documentos de políticas públicas e projetos pedagógicos de nove escolas de educação básica. A análise de documentos e percepções de jovens ajuda a identificar a fragilidade da aprendizagem e da experiência dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras. Os alunos demonstram suas expectativas em relação à Educação em Direitos Humanos, exigindo maior espaço para participação, tratamento igualitário, liberdade de expressão e questionamento. A Educação em Direitos Humanos no currículo também permitiria um diálogo entre igualdade e diferença na perspectiva crítica intercultural.

Palavras-chave : Direitos Humanos; Currículo escolar; Interculturalidade.

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