SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Diálogo Intercultural no currículo para a efetivação da Educação em Direitos Humanos: possibilidades e limitesProfessores iniciantes em cursos de licenciatura: história de vida, formação e desenvolvimento profissional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MELO, Samuel Pires; MACEDO, Thais Maria Santos  y  CHAVES, Isabela Maria do Nascimento. Juventudes rurais e educação na produção do conhecimento das pós-graduações das áreas de ciências humanas e sociais aplicadas do nordeste brasileiro. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e38667.  Epub 21-Sep-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644438667.

O artigo tem como objetivo discutir, sob os processos educacionais, as produções do conhecimento sobre as juventudes rurais, particularmente entre os anos de 2007 e 2016. Estes recortes de pesquisa procuram situar o processo social de um rumo científico ligado à produção de pesquisadores dos programas de pós-graduação do Nordeste do Brasil das áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, especificamente, as características que possibilitam mostrar o perfil dos autores com a temática, bem como as estratégias utilizadas, teórico-metodologicamente, na compreensão desse grupo social, em seu vínculo com a educação. Para isso, buscou-se realizar um estudo do tipo Estado da Arte, sob a abordagem qualitativa, com instrumentos de coleta - diário de campo e questionário aberto; e de interpretação - a técnica da Análise de Conteúdo de Bardin e os softwares IRAMUREQ e EXCEL. Na trajetória dos autores das teses e dissertações, eles têm se dedicado a trabalhar na pesquisa sobre o tema de forma diversa ao longo de sua carreira, mas pouco às atividades de ensino e extensão. As temáticas dos estudos revelam singularidades, mas também linhas mestras que possibilitam situar teórico-metodologicamente, desde correntes que ultrapassam às estrutural-funcionalistas, fenomenológicas e pós-estruturalistas. Portanto, observou-se a procedência autoral dos trabalhos acadêmicos, com discussões que têm trazido novos caminhos para a produção dos Programas de Pós-Graduação, possibilitando repensar os campos de conhecimentos das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Palabras clave : Juventudes; Ruralidades; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )