SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Rural youth and education in the production of postgraduate knowledge in the areas of applied human and social sciences in the Brazilian NortheastEcovillages and felling/thinking education: Knowledge and popular education in the Vraja Dhama Ecovillage from Hare Krishna Movement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

SILVA SOARES, Sebastião  and  GUIMARAES, Selva. Professores iniciantes em cursos de licenciatura: história de vida, formação e desenvolvimento profissional. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e40380.  Epub Sep 25, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644440380.

O trabalho teve por objetivo compreender a constituição das trajetórias formativas de professores formadores iniciantes em instituições federais de Educação superior na região Norte do Brasil. A abordagem metodológica foi vinculada ao campo da história oral de vida. Os colaboradores foram seis formadores, em fase inicial da carreira docente na universidade, atuantes em cursos de licenciatura em História, Pedagogia e Educação do Campo, de duas instituições de Educação superior. Empregou-se a entrevista narrativa, abordando a história de vida, a formação e o desenvolvimento profissional dos professores. Para a análise das narrativas, utilizou-se uma leitura Interpretativa-Compreensiva. As experiências narradas revelaram que a fase inicial na docência universitária foi compreendida pelos professores como um tempo de validação dos aprendizados apreendidos no decorrer da trajetória formativa de vida e profissional. Compreendeu-se no estudo que a constituição das trajetórias formativas dos formadores iniciantes atuantes nos cursos de licenciatura estava diretamente relacionada às histórias de vida, à formação e à profissão.

Keywords : Histórias de Vida; Trajetórias Formativas; Professor Formador Iniciante.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )