SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Professores iniciantes em cursos de licenciatura: história de vida, formação e desenvolvimento profissionalMemória Educativa como dispositivo de pesquisa: tecendo laços na Universidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

(CHAVES RUBINO DOS SANTOS PREMA), Otávio A.; SILVA, Everaldo Fernandes da  y  CORREA, Ivan Nicolau. Ecovilas e educação sentipensante: Saberes e educação popular na Ecovila Vraja Dhama do movimento Hare Krishna. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e40494.  Epub 22-Sep-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644440494.

Esta pesquisa aborda sobre uma educação sentipensante em saberes e práticas de educação popular presentes na comunidade Hare Krishna, chamada Ecovila Vraja Dhama, situada na zona rural da cidade de Caruaru - PE. O objeto de estudo são os saberes e práticas pedagógicas tecidas pelos(as) moradores(as) da Ecovila, campo no qual acontece a educação popular, entendendo que ela acontece em um chão concreto. Como metodologia, servimo-nos da revisão bibliográfica e da observação participante. Como categorias de análise, utilizamos “Ecovilas”, “Educação popular” e “Educação e o Movimento Hare Krishna”. Nos resultados, destacamos que é importante ampliarmos a nossa visão para que consigamos perceber e viver saberes outros. Esses saberes geram um estranhamento do olhar e, por conseguinte, práticas outras do sentipensar. É uma forma de descolonizar o olhar patriarcal, dualista, opressor e vertical na produção do conhecimento e, assim, perceber outros olhares em uma construção e vivência de uma educação sentipensante.

Palabras clave : Educação Sentipensante; Ecovilas; Hare Krishna.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )