SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Educational Memory as a research device: weaving ties at the UniversityDevelopment of educational material to subsidize the practice of physical education teachers in the working with hard of hearing students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

LIMA DUBEUX ABENSUR, Patricia  and  SAUL, Ana Maria. Princípios da Didática Freireana: subsídios para uma prática didático-pedagógica na educação superior. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e40439.  Epub Sep 25, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644440439.

O presente estudo apresenta uma releitura do pensamento de Paulo Freire, referente ao processo ensino-aprendizagem, com o objetivo de contribuir para os estudos da Didática. Integra uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar as possibilidades e os limites de se construir e vivenciar uma prática didático-pedagógica subsidiada pelos princípios freireanos. O referencial teórico apoia-se em uma trama conceitual freireana que assume a categoria ensino-aprendizagem como central e define como essencial, para esse estudo, a relação com os conceitos de participação, diálogo, investigação temática, conhecimento e “Ser Mais”. Adotou-se a abordagem qualitativa. A proposta de pesquisa concretizou-se na disciplina “Formação Didático-pedagógica em Saúde”, desenvolvida em dez aulas, com trinta e um estudantes de pós-graduação de cursos strito sensu da área da saúde do campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo. Na produção dos dados foram utilizados questionário aberto e fechado, áudio de aula, atividades escritas desenvolvidas no decorrer da disciplina e diário de campo. A leitura e análise dos dados mostrou a importância da necessidade de se criarem condições concretas para que ocorra a discussão e a reflexão sobre aspectos do contexto profissional dos educandos; e, o reconhecimento da dimensão coletiva na construção do conhecimento individual.

Keywords : Didática Freireana; Educação Superior; Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )