SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Princípios da Didática Freireana: subsídios para uma prática didático-pedagógica na educação superiorInfraestrutura das creches e pré-escolas em Belo Horizonte: condições de oferta e distribuição territorial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ROMERA, Luciano Coelho; DELGADO-PINHEIRO, Eliane Maria Carrit; SANTOS, Flávia Rodrigues dos  y  PINHEIRO, Osni Lázaro. Elaboração de um material educativo para subsidiar a prática de professores de educação física no trabalho com alunos com perda auditiva. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e41141.  Epub 22-Sep-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644441141.

No contexto educacional evidencia-se a necessidade de materiais educativos sobre a temática da perda auditiva que auxiliem professores de educação física em sua prática. O objetivo deste estudo foi elaborar e validar um material educativo para subsidiar a prática de professores de educação física nas atividades com alunos com perda auditiva. Foi construído um instrumento contendo assertivas sobre temas que poderiam ser abordados no material educativo. As assertivas foram acompanhadas por escala Likert. O item foi validado quando atingiu índice de concordância de 80%. Os temas foram avaliados por juízes especialistas, das áreas de Fonoaudiologia (n=4), Pedagogia (n=2) e Educação Física (n=2). Posteriormente foi elaborada uma versão preliminar do material validada pelos mesmos juízes e mais dois professores de educação física com experiência com alunos com perda auditiva. Nesta etapa a validação abordou aspectos do conteúdo, linguagem, ilustrações, layout, motivação e cultura, que deveriam atingir o índice de concordância de 80%. Dentre os dez temas propostos, nove foram considerados pertinentes. O item não validado referia-se ao uso de figuras com a Língua Brasileira de Sinais. Na segunda etapa do estudo, os únicos itens que não atingiram o índice de concordância mínimo referiam-se ao layout. As sugestões dos juízes relacionavam-se ao tamanho da letra e cores de fundo de algumas ilustrações. Foram realizadas as adequações sugeridas pelos juízes. O delineamento utilizado nesta pesquisa permitiu elaborar um material educativo validado com critérios metodológicos, contendo informações objetivas e ilustrações que poderão subsidiar professores de educação física na atuação com alunos com perda auditiva.

Palabras clave : Educação física; Deficiência auditiva; Inclusão educacional..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )