SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Elaboração de um material educativo para subsidiar a prática de professores de educação física no trabalho com alunos com perda auditivaPreciso fazer estágio professora? - Estágio como experiência formativa primordial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SILVA, Franceline Rodrigues; BRAGA, Daniel Santos  y  VIEIRA, Lívia Maria Fraga. Infraestrutura das creches e pré-escolas em Belo Horizonte: condições de oferta e distribuição territorial. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e42721.  Epub 05-Oct-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644442721.

Este artigo tem como objetivo discutir as condições de oferta da educação infantil em Belo Horizonte no tocante à sua estrutura física e distribuição territorial. Foram utilizados como fontes de dados o Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do ano de 2018 e o Atlas Brasil. A construção dos indicadores de adequação das condições de oferta foi feita por uma escala numérica contínua aferida para melhor se adequar aos propósitos deste estudo tendo como unidade de análise as escolas de educação infantil públicas e privadas (conveniadas ao poder público ou não) e sua relação com a Unidade de Desenvolvimento Humano à qual pertencia. Este trabalho tem como principais achados a constatação da precariedade das condições de oferta das escolas de educação infantil de Belo Horizonte. Por outro lado, evidenciou-se que a distribuição territorial das creches e pré-escolas corresponde satisfatoriamente a demanda assim como as escolas públicas estão presentes nas áreas com maiores necessidades de atendimento por parte do Estado.

Palabras clave : Educação infantil; Condições de oferta educacional; Infraestrutura de escolas..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )