SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Early childhood education infrastructure in Belo Horizonte: offer conditions and territorial distributionBrazilian Education Guidelines and Framework Law’s odyssey (1945-1964) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

COSTA ALMEIDA, Luana. Preciso fazer estágio professora? - Estágio como experiência formativa primordial. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e41063.  Epub Sep 25, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644441063.

Mesmo sendo assumido, há algum tempo pela literatura da área, como campo promissor de efetivação da práxis na formação de professores, o não reconhecimento do importante papel do estágio nos cursos de licenciatura, infelizmente, ainda não foi superado. Na tentativa de retomar a discussão sobre sua importância no processo formativo dos futuros professores e assumindo um desenho que busca um processo reflexivo partilhado e colaborativo entre universidade e escola, trago como disparador do debate trechos do diário de campo de um estudante de Pedagogia de uma universidade pública paulista. Tomando de Freire a defesa de passarmos de uma “curiosidade ingênua” a uma “curiosidade epistemológica”, o estágio é visto como espaço primordial para a construção do “pensar certo”, em que as mobilizações experienciadas auxiliam na investigação de diferentes temáticas e na construção de sínteses a partir do já estudado e do descoberto/percebido pela vivência na escola, permitindo um salto formativo a todos os envolvidos.

Keywords : Estágio; Formação de Professores; Prática de Ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )