SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Infraestrutura das creches e pré-escolas em Belo Horizonte: condições de oferta e distribuição territorialA odisseia da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Brasil (1945-1964) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

COSTA ALMEIDA, Luana. Preciso fazer estágio professora? - Estágio como experiência formativa primordial. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e41063.  Epub 25-Sep-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644441063.

Mesmo sendo assumido, há algum tempo pela literatura da área, como campo promissor de efetivação da práxis na formação de professores, o não reconhecimento do importante papel do estágio nos cursos de licenciatura, infelizmente, ainda não foi superado. Na tentativa de retomar a discussão sobre sua importância no processo formativo dos futuros professores e assumindo um desenho que busca um processo reflexivo partilhado e colaborativo entre universidade e escola, trago como disparador do debate trechos do diário de campo de um estudante de Pedagogia de uma universidade pública paulista. Tomando de Freire a defesa de passarmos de uma “curiosidade ingênua” a uma “curiosidade epistemológica”, o estágio é visto como espaço primordial para a construção do “pensar certo”, em que as mobilizações experienciadas auxiliam na investigação de diferentes temáticas e na construção de sínteses a partir do já estudado e do descoberto/percebido pela vivência na escola, permitindo um salto formativo a todos os envolvidos.

Palabras clave : Estágio; Formação de Professores; Prática de Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )