SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Brazilian Education Guidelines and Framework Law’s odyssey (1945-1964)State of the art of research related to Mathematics Financial and Financial Education from 2010 to 2017 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

ALMIR DALBOSCO, Cláudio; DOS SANTOS FILHO, Francisco; MARASCHIN, Renata  and  OLTRAMARI CEZAR, Luciana. Discernimento médico e práxis dialógica:O tratamento como cura de si mesmo. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e38548.  Epub Oct 05, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644438548.

O ensaio investiga a ideia hermenêutica de saúde e a noção formativa de tratamento dela resultante. Diagnostica, no primeiro passo, com base em alguns textos do filósofo alemão Hans-Georg Gadamer, a tecnologização crescente das profissões contemporâneas e, especificamente no caso da medicina, o risco de desaparecimento do autotratamento que tal tecnologização provoca. Além da Medicina, também toma brevemente a psicanálise e a pedagogia para exemplificar o risco da profissionalização excessivamente especializada. No segundo passo, busca ancorar duplamente a ideia hermenêutica de saúde: por um lado, na herança da medicina hipocrática que sustenta o ponto de vista de Gadamer e, por outro, na práxis dialógica, considerando-a como núcleo da própria hermenêutica filosófica. Interpreta, ainda no segundo passo, três aspectos constituintes do diálogo gadamereano, vertendo-os para a prática profissional médica. Por fim, debruça-se em mostrar, no terceiro e último passo, que o tratamento médico compreendido hermeneuticamente conduz ao autotratamento, o qual é condição indispensável, embora não suficiente, da cura do paciente. Em síntese, quando o paciente é mobilizado pela práxis dialógica do discernimento médico, possui mais condições de compreender a importância dele mesmo assumir o tratamento como autotratamento.

Keywords : Filosofia; Medicina; Formação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )