SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Estado da arte de pesquisas junto a Matemática Financeira e a Educação Financeira entre 2010 a 2017A pesquisa na formação do professor universitário: competências na produção e transmissão do conhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

LIMA, Marcelo  e  GOMES DOS SANTOS PETERLE, Tatiana. Mercantilização da educação: do gerencialismo ao empresariamento da oferta escolar. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e37100.  Epub 28-Set-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644437100.

O presente trabalho buscou analisar processos de mercantilização da educação pública a partir da discussão teórica com pesquisadores críticos sobre as reformas na educação e sua relação com um caso específico. Metodologicamente, dialogamos com a produção acadêmica para articular com uma análise documental de publicações na imprensa e dados da rede escolar. Os dados desta pesquisa apontam que a combinação entre a austeridade e a focalização do ensino orientado para o desempenho escolar ao mesmo tempo em que projeta nacionalmente o governo do estado do Espírito Santo podem estar aprofundando características cada vez mais mercantis e antidemocráticas da educação. Nesse movimento que vai do gerencialismo ao empresariamento na prática, muito ao contrário do aparente êxito na gestão, políticas derivadas de reformas neoliberais na realidade analisada esvaziam o sentido público e democrático da gestão educacional além de corroer as bases do direito a educação.

Palavras-chave : Mercantilização da educação; Empresariamento; Gerencialismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )