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Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SILVA, Lucilene Julia Da; NASCIMENTO, Adir Casaro  y  BUSQUE, Maria Bertely. Educação intercultural e Lócus de enunciação: Inspirado em uma experiência educativa no México. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e39190.  Epub 19-Oct-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644439190.

O presente artigo aborda uma experiência político-educativa vivida no México e que corresponde a reflexões de questões emergentes de processos formativos de professores indígenas. Estes processos sugerem correlações da interculturalidade crítica com o bem viver, da decolinialidade do saber e do poder e das políticas epistêmicas. Essa experiência formaliza-se no projeto de pesquisa intitulado “Milpas Educativas: Laboratoriossocionaturales vivos para elbuenvivir”. Ele é capitaneado pelos membros integrantes da Red de EducaciónInductiva Intercultural (REDIIN) no interior do Centro de Investigaciones y Estudios Superiores enAntropología Social (CIESAS) e da UniversidadIberoamericana (UIA), em parceria com a Unión de los Maestros para una Nueva Educaciónen México (UNEM/EI). O objetivo é analisar como circularam algumas enunciações sobre o campo de estudos da educação intercultural que formou significados observados nesses espaços formativos, especificamente no projeto de pesquisa. A metodologia usa a perspectiva delócus de enunciação para explicar uma aproximação analítica conjugada com as concepções do método indutivo intercultural e do pensamento decolonial, para entender como a interculturalidade crítica reverbera em três encontros ocorridos e pertinentes a cinco estados mexicanos, quais sejam: Chiapas, Yucatán, Puebla, Oaxaca e Mochoacán, em 2017. A investigação indica que as repercussões foram conduzidas para um processo formativo que procurou compreender distintas dimensões que caracterizaram a interculturalidade e apresentaram indícios nessa formação de pensamentos e práticas contra-hegemônicos. O estudo aponta para uma abertura de novos horizontes de aprendizados e para uma possível elaboração da proposta que denominamos de Política de Resistência.

Palabras clave : Educação intercultural de formação de professores indígenas; Lócus de enunciação nas comunidades indígenas; Outros espaços e experiências formativos no México.

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