SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Tecnologias digitais, formação de professores e de pesquisadores na pós-graduação: relações entre as iniciativas brasileiras e internacionaisUso do Ensino Híbrido na disciplina Teorias de Aprendizagem: uma experiência no Curso de Pedagogia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

COSTA DE SOUZA E SILVA, Celeida Maria  y  DE SOUZA E SILVA, Ariadne Celinne. A Convenção Sobre os Direitos da Criança e o Direito à Educação no Brasil. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e41231.  Epub 28-Sep-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644441231.

Este trabalho tem por objetivo discutir a Convenção Sobre os Direitos da Criança com foco no direito à educação. Estuda-se este direito a partir da perspectiva da criança como sujeito de direitos no direito internacional e nacional e da interpretação dada pelo Comitê Sobre os Direitos da Criança ao direito à educação (artigo 29). É uma pesquisa bibliográfica e documental. Elege-se como principais fontes: a Convenção Sobre os Direitos da Criança, o Comentário Geral nº 1 (2001) do Comitê Sobre os Direitos da Criança, os relatórios periódicos enviados pelo Brasil (2003, 2012) ao Comitê, a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Percebe-se que há uma preocupação com a educação da Criança perante os tratados internacionais de direitos humanos, a legislação nacional, e, também, por meio de agendas de desenvolvimento que pautam a educação como centro para a efetivação dos demais direitos.

Palabras clave : Convenção Sobre os Direitos da Criança; Educação; Direitos Humanos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )