SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46O caráter performativo das ocupações estudantisRevisão sistemática sobre as vantagens e desafios no uso de realidade aumentada como ferramenta pedagógica no ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

OLIVEIRA, Francisco Adaylson Abreu  e  CARVALHO, Fabrício Aarão Freire. O financiamento da alimentação escolar em tempo integral: o real em pratos limpos. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e48198.  Epub 27-Set-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644448198.

O presente trabalho, que traz, em seu título, a metáfora “o real em pratos limpos” como forma provocativa de evidenciar conhecimentos sobre a política de financiamento da alimentação escolar no Brasil, analisa o processo de correção do valor per capita do Programa Nacional de Alimentação escolar - PNAE, na Educação Básica pública brasileira em tempo integral (2013/2018). Foi elaborado, a partir da análise de dados dos valores per capita do PNAE repassados aos entes federados, conforme o número de matrículas nas escolas públicas e conveniadas em tempo integral, um estudo documental da legislação educacional brasileira para a alimentação escolar, para isso, recorreu-se a autores do campo da política de financiamento da alimentação escolar. Constatou-se que há a necessidade de um maior valor financeiro per capita ao PNAE para a educação em tempo integral, com correção anual e definição/regulamentação clara da complementação por parte dos estados, Distrito Federal e municípios.

Palavras-chave : PNAE; Valor per capita;Tempo integral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )