SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Práticas pedagógicas interculturais: (re)conhecendo as diferenças em sala de aulaSmartphone no campo escolar: análise do discurso científico produzido nos artigosdisponíveisna base de dados da Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (REDALYC) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

BATISTELA, Fernanda; TEIXEIRA, Adriano Canabarro  e  ROSA, Cleci Teresinha Werner da. Metacognição, programação de computadores e robótica: um mapeamento de teses em língua portuguesa no campo educacional. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e40698.  Epub 09-Nov-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644440698.

Objetiva-se analisar que aspectos teóricos e práticos da metacognição, da programação de computadores e da robótica estão sendo abordados em teses produzidas em língua portuguesa no campo da Educação. À vista disso, procede-se a uma abordagem quali-quantitativa, exploratória, por meio de procedimentos predominantemente bibliográficos, do tipo estado do conhecimento. Para delimitação do corpus documental, filtraram-se as teses no período de 2013 a 2017, que constam no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, Programas de Pós-Graduação em Educação com nota 7 no sistema de Avaliação Capes, RCAAP e B-On. Em um processo de ruptura dos pré-conceitos, 57 pesquisas foram filtradas, resultando-se em 17 teses para analisá-las. Para isso, utilizaram-se três categorias gerais: programação de computadores, metacognição; scratch, metacognição; e robótica, metacognição. Além dessas, outras quatro específicas: programação de computadores; robótica; scratch; e metacognição. Em síntese, por meio da análise do título, das palavras-chave, do resumo e do sumário, 13 teses contemplaram as categorias, sendo três consideradas como gerais e que agregam as temáticas em investigação. O estudo associando tais temáticas revela-se incipiente, porém promissor, pois, diante das fontes pesquisadas, mostra carência de pesquisas nessa esfera. Por outro lado, possibilita a ampliação para um estado da arte que poderá validar o resultado obtido.

Palavras-chave : Metacognição; Programação de computadores; Robótica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )