SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Vozes de Professores: Política Municipal de Alfabetização de Manaus em DebateTeoria dos letramentos críticos aplicada no ensino de língua inglesa para formação integral dos discentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SALLES, William das Neves et al. Avaliação da formação inicial em Educação Física: percepções de egressos de uma universidade pública do Estado de Santa Catarina. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e41376.  Epub 14-Nov-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644441376.

Este estudo de métodos mistos investigou percepções de graduados em Educação Física (EF) sobre sua formação inicial, realizada em uma universidade pública do Estado de Santa Catarina. Aplicou-se um questionário on-line para coletar informações sobre a formação inicial de 94 egressos (50 bacharéis e 44 licenciados) formados sob nova proposta curricular implementada em 2008 na instituição. As atividades de extensão (8,35 ± 1,51) e atividades de pesquisa (8,24 ± 1,66) obtiveram as maiores pontuações, com ênfase na diversidade de estruturas e opções oferecidas. Os colegas de graduação (7,45 ± 1,73), devido à falta de comprometimento com o curso, e a estrutura curricular (7,64 ± 1,59), devido aos problemas na organização dos cursos, receberam as classificações mais baixas. Os licenciados avaliaram seu curso melhor que os bacharéis, especialmente nos componentes docentes (T = 8,55 ± 1,02; B = 7,28 ± 1,37), colegas de classe (T = 7,91 ± 1,60; B = 7,04 ± 1,76), infraestrutura física (T = 8,30 ± 1,69; B = 7,64 ± 1,34), estágios supervisionados (T = 8,61 ± 1,45; B = 7,72 ± 1,73) e avaliação geral do curso (T = 8,64 ± 1,10; B = 7,82 ± 1,35). Os estágios supervisionados, a estrutura curricular, o corpo docente e as atividades de extensão explicaram 59,0% da variação da avaliação geral do curso. Considerando esses resultados, os responsáveis ​​pela estruturação da formação inicial em EF podem consolidar as práticas e componentes que foram bem avaliados, bem como pensar em alternativas para reduzir as fragilidades e os aspectos negativos percebidos pelos egressos.

Palabras clave : Educação Física; Formação inicial; Egressos..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )