SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Critical Literacies theory applied in English language teaching for the integral formation of the studentsEffects of economic models on linguistic goods distribution policies in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

DEFAVERI BEGOSSI, Tuany; ZARPELLON MAZO, Janice; BIEHL BOSSLE, Cibele  and  BELLANI LYRA, Vanessa. Notas sobre os saberes disciplinares do Curso Normal da Escola Superior de Educação Física do Rio Grande do Sul (1940-1956). Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e41338.  Epub Oct 02, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644441338.

O presente estudo tem por objetivo compreender como ocorreu a organização dos saberes disciplinares do Curso Normal, da Escola Superior de Educação Física (ESEF), do estado do Rio Grande do Sul, durante o período em que este permaneceu em atividade (1940-1956). A narrativa historiográfica, guiada por Certeau (2017) e Chartier (2017), foi sustentada pelos pressupostos teórico-metodológicos dos saberes docentes, especialmente aqueles compreendidos por Desbiens (2005) e Tardif (2014) como saberes disciplinares e saberes curriculares. Este referencial foi articulado com a bibliografia sobre planejamento pedagógico, sobretudo aquela empregada por Libâneo (2012). O processo de análise e enfrentamento dos distintos documentos históricos utilizados pela pesquisa foi orientado pela técnica de análise documental, conforme descrita por Cellard (2012). Os resultados obtidos sustentaram a construção de uma leitura sobre a organização dos saberes disciplinares do Curso Normal de Educação Física da ESEF, os quais foram diferenciados, inicialmente, por suas características de ensino prático e teórico. Intrinsecamente a essas diferenciações, foi possível demarcar características do perfil profissional forjado pelo referido curso. Neste cenário, os(as) professores(as) que frequentaram e concluíram o Curso Normal de Educação Física na ESEF, ao inserirem-se nas escolas primárias, conduziram o ensino de uma Educação Física voltada ao saber fazer, característica esta que permeava a formação profissional da área, durante o período (1940-1957).

Keywords : História da Educação Física; História da Educação; Ensino teórico e prático.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )