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Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

DEFAVERI BEGOSSI, Tuany; ZARPELLON MAZO, Janice; BIEHL BOSSLE, Cibele  y  BELLANI LYRA, Vanessa. Notas sobre os saberes disciplinares do Curso Normal da Escola Superior de Educação Física do Rio Grande do Sul (1940-1956). Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e41338.  Epub 02-Oct-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644441338.

O presente estudo tem por objetivo compreender como ocorreu a organização dos saberes disciplinares do Curso Normal, da Escola Superior de Educação Física (ESEF), do estado do Rio Grande do Sul, durante o período em que este permaneceu em atividade (1940-1956). A narrativa historiográfica, guiada por Certeau (2017) e Chartier (2017), foi sustentada pelos pressupostos teórico-metodológicos dos saberes docentes, especialmente aqueles compreendidos por Desbiens (2005) e Tardif (2014) como saberes disciplinares e saberes curriculares. Este referencial foi articulado com a bibliografia sobre planejamento pedagógico, sobretudo aquela empregada por Libâneo (2012). O processo de análise e enfrentamento dos distintos documentos históricos utilizados pela pesquisa foi orientado pela técnica de análise documental, conforme descrita por Cellard (2012). Os resultados obtidos sustentaram a construção de uma leitura sobre a organização dos saberes disciplinares do Curso Normal de Educação Física da ESEF, os quais foram diferenciados, inicialmente, por suas características de ensino prático e teórico. Intrinsecamente a essas diferenciações, foi possível demarcar características do perfil profissional forjado pelo referido curso. Neste cenário, os(as) professores(as) que frequentaram e concluíram o Curso Normal de Educação Física na ESEF, ao inserirem-se nas escolas primárias, conduziram o ensino de uma Educação Física voltada ao saber fazer, característica esta que permeava a formação profissional da área, durante o período (1940-1957).

Palabras clave : História da Educação Física; História da Educação; Ensino teórico e prático.

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