SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Narrativas na (e para a) formação de professores: algumas mobilizações no âmbito do Pibid-UFSCarAvaliação do nível da proficiência nas competências digitais dos docentes do ensino superior em Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SANTOS, Willian Lima; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza  y  ALVES, Manoel Messias Santos. Cenários virtuais de aprendizagem como recurso pedagógico diante da pandemia do novo coronavírus: relatos das experiências docentes. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e44201.  Epub 06-Oct-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644444201.

O distanciamento físicocausado pela pandemia da COVID-19 (Novo Coronavírus), em pleno ano de 2020, tem (re)configurado o processo de ensino e aprendizagem por meio do ambiente virtual como cenário educativo nas modalidades de ensino presencial, inclusive na Educação Básica. Este estudo tem como principal objetivo descrever a utilização dos Cenários Virtuais de Aprendizagem como recurso pedagógico implementado por escolas da rede pública de ensino no município de Jeremoabo/BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com viés descritivo, caracterizada como estudo de caso. A produção de dados se deu a partir da análise dos informes publicados em redes sociais das instituições, assim como da realização de entrevista semiestruturada online, que contou com a participação de 10 (dez) professores pertencentes ao quadro efetivo de funcionários, tanto na rede municipal quanto estadual de educação, atuantes em escolas do município. Como resultado, ficou evidenciada a contribuição dos cenários virtuais na prática docente para o prosseguimento do ano letivo diante da pandemia, mesmo sem formação específica para lidar com as tecnologias digitais no ensino; além disso, a dificuldade dos professores está centrada na inclusão do aluno no espaço digital, considerando-se a escassez dos recursos e a indisponibilidade de conexão estável com a internet.

Palabras clave : Tecnologias digitais; Alternativas educacionais; Distanciamento físico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )