SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Factores estresantes y autoeficacia en estudiantes universitarios negrosRelações entre trabalho infantil e educação escolar: contribuições para o debate índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

GORBUNOVA, Irina. O modelo integrativo para o espaço semântico da música e um processo educacional musical contemporâneo: a herança científica e criativa de Mikhail Borisovich Ignatyev. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, 453329.  Epub 09-Oct-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/19846444.

O advento da tecnologia da computação levou à criação e ao desenvolvimento de novas formas de ensino da arte musical. O surgimento das tecnologias de computação musical (MCT) foi a base para a criação tanto de novas formas no processo educacional quanto de novos sujeitos, o surgimento de novas disciplinas e novas tendências educacionais no sistema de uma educação musical contemporânea. Esses novos assuntos, como "Informática Musical", "Trabalho Criativo de Música de Computador", "Arranjo e Composição de Computador, Programação de Som e Timbre", "Instrumentos Musicais Eletrônicos" e muitos outros, refletem totalmente a essência das mudanças que ocorreram em abordagens para o estudo da arte musical. Este artigo analisa a possibilidade de incluir um modelo integrativo para o espaço semântico da música, desenvolvido com a participação do destacado cibernético, o cientista Mikhail Borisovich Ignatyev, em um processo educacional musical contemporâneo.

Palabras clave : Modelo integrativo para o espaço semântico da música; Mikhail Borisovich Ignatyev; Modelagem combinatória-lingüística; Educação musical; Tecnologias de computação musical.

        · resumen en Ruso | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )