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Educação UFSM
versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
ARAUJO-OLIVEIRA, Anderson. Retrato do campo da didática das ciências humanas no ensino fundamenta (primário) após a publicação do relatório da Comission Parent em 1964 no Quebec. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e61431. Epub 09-Out-2023. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644461431.
O artigo apresenta uma análise preliminar da literatura científica sobre o ensino das ciências humanas e sociais no ensino fundamenta (primário) publicada no Québec após a difusão do Relatório da Comissão Real de Educação em 1964. Para tanto, 83 documentos publicados ao longo dos últimos sessenta anos foram revisados por meio de uma análise temática mista de conteúdo com base nos questionamentos e no quadro conceitual que sustentam as pesquisas anteriores do autor do texto. Destaca, assim, as tendências, perspectivas, tensões e pontos de ruptura no que tange aos fundamentos e à estrutura conceitual específicos ao campo da didática das ciências humanas e sociais no Québec. Ora influenciada pelas chamadas teorias personalistas e tecnológicas, ora pela chamadas teorias construtivistas (e mesmo socioconstrutivistas), a evolução desse campo testemunha da diversidade de concepções e pontos de vista que são diretamente relacionados aos fundamentos subjacentes do pensamento daqueles que a implementam coletiva e historicamente.
Palavras-chave : Didática; Ciências humanas e sociais; Primário; Quebec.