SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Retrato do campo da didática das ciências humanas no ensino fundamenta (primário) após a publicação do relatório da Comission Parent em 1964 no QuebecOs espaços de atuação profissional do licenciado em Ciências da Natureza no Brasil: um delineamento a partir da compreensão dos sistemas estaduais de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

MATOS, Januária Fonseca; COURA-VITAL, Wendel  e  PINTO, Elisângela Silva. A influência do estilo de aprendizagem no desempenho escolar e a percepção sobre interdisciplinaridade de discentes de uma escola pública profissionalizante. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e43675.  Epub 09-Out-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644443675.

O conhecimento do estilo de aprendizagem dos estudantes possibilita ajustar a metodologia adotada pelos docentes, considerando-se que a diversidade e a flexibilidade são aspectos a serem observados no processo ensino-aprendizado e na formação de cidadãos conscientes. Somado a isso, a interdisciplinaridade conecta disciplinas distintas despertando o interesse dos estudantes. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do estilo de aprendizagem no desempenho escolar e a contribuição da interdisciplinaridade no processo de ensino, conforme a percepção dos discentes. Foram aplicados dois instrumentos, sendo um questionário para determinação do estilo de aprendizagem dos discentes e de seus professores de Biologia e Física e outro, na escala de Likert, para avaliar a percepção sobre interdisciplinaridade após aplicação de uma sequência didática sobre biofísica da respiração. Foram avaliados 32 discentes de uma turma de 2a série de uma escola pública profissionalizante e os docentes das disciplinas de Biologia e Física. Foi observado que o estilo de aprendizagem geral da turma é, predominantemente, sensorial/visual/ativo e reflexivo/sequencial e coincide com o desses professores, corroborando para um bom desempenho escolar. Entretanto, no grupo de discentes que ficou em recuperação na primeira etapa do ano letivo, metade tem preferência pelo polo global, o que é discordante do estilo de aprendizagem de seus professores, que são sequenciais. Possivelmente, essa discordância teve algum impacto no aprendizado desses estudantes. Também foi verificado que, na percepção dos estudantes, as atividades interdisciplinares, especialmente práticas, facilitam a compreensão de um conteúdo. Esses achados permitem uma reflexão sobre como a prática cotidiana dos professores pode contribuir para o aprendizado.

Palavras-chave : Estilo de aprendizagem; Interdisciplinaridade; Biofísica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )