SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Os espaços de atuação profissional do licenciado em Ciências da Natureza no Brasil: um delineamento a partir da compreensão dos sistemas estaduais de ensinoPotencialidades de la iniciación científica en la educación superior para la formación docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

URBIETA, Jéssica Lima  y  ASSIS, Jacira Helena do Valle Pereira. Práticas escolares no Ginásio Dom Bosco (1937-1945): em estudo o periódico escolar O Ginásio. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e43247.  Epub 24-Nov-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644443247.

O presente estudo tem como objetivo analisar as práticas escolares do Ginásio Dom Bosco, instituição salesiana em Campo Grande, no sul do antigo Mato Grosso entre os anos de 1937 a 1945, presentes nas publicações do periódico escolar O Ginásio. A delimitação temporal da pesquisa compreende o marco cronológico da ação editorial do impresso escolar salesiano. A investigação de caráter bibliográfico e documental incursionou em um diálogo com estudos da área da História da Educação e subárea de Impressos escolares. As análises contaram com o aporte teórico-metodológico de Pierre Bourdieu, no intento de alcançar a compreensão de como estava acenada a relação entre a estrutura escolar e seus agentes, no que tange à produção e reprodução das práticas do Ginásio. Os resultados sinalizaram que as práticas escolares estavam atreladas ao desenvolvimento de uma educação preocupada com a formação integral da juventude, principalmente, pelo modelo educacional religioso do Sistema Preventivo. A imprensa escolar salesiana desenvolveu-se como instrumento de mudanças pedagógicas em um período de maior participação dos estudantes no processo educacional. O impresso emergiu, nesse cenário, como uma prática escolar em que estudantes, professores e gestores expressavam os ideais do Ginásio em seções e colunas com ênfase na proposta educativa, seus métodos, suas atividades, seus anseios e suas conquistas.

Palabras clave : Práticas escolares; Impressos escolares; Ensino salesiano..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )