SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46School practices at the Ginásio Dom Bosco (1937-1945): the school newspaper O Ginásio is under studyGroup strategies for promoting health in universities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

LIMA, Mayara Lopes de Freitas  and  PLAZA, Eliane Matheus. Potencialidades da iniciação científica no ensino superior para a formação docente. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e42749.  Epub Oct 17, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644442749.

Considerando a relevância que têm adquirido os estudos acerca da Iniciação Científica no Ensino Superior, conforme pode ser visto na literatura especializada sobre o tema, pretende-se, neste artigo, analisar sua importância para a formação docente. Em função dessa análise, também se tem a intenção de apontar as potencialidades que podem ser desenvolvidas pelos futuros docentes e comparar as situações vivenciadas pelos pesquisados. Na investigação realizada, foram entrevistados 20 professores da carreira do Magistério público federal, todos com a titulação mínima de Mestrado, e o método utilizado foi o de análise do conteúdo. Os resultados indicaram que, dentre outras, as seguintes potencialidades: promover o domínio de métodos e técnicas de pesquisa, compreender todas as etapas de construção do conhecimento científico, preparar o futuro docente para que seja capaz de desenvolver pesquisas em nível de pós-graduação, dar segurança ao estudante de Iniciação Científica (IC) para que, ingressar no mundo do trabalho, ele possa enfrentar os desafios da sala de aula com inteligência emocional, dominando o conteúdo e compreendendo como o saber foi construído.

Keywords : Iniciação Científica; Formação docente; Desenvolvimento científico..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )