SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Práticas escolares no Ginásio Dom Bosco (1937-1945): em estudo o periódico escolar O GinásioEstratégias grupais para promoção de saúde em universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

LIMA, Mayara Lopes de Freitas  e  PLAZA, Eliane Matheus. Potencialidades da iniciação científica no ensino superior para a formação docente. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e42749.  Epub 17-Out-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644442749.

Considerando a relevância que têm adquirido os estudos acerca da Iniciação Científica no Ensino Superior, conforme pode ser visto na literatura especializada sobre o tema, pretende-se, neste artigo, analisar sua importância para a formação docente. Em função dessa análise, também se tem a intenção de apontar as potencialidades que podem ser desenvolvidas pelos futuros docentes e comparar as situações vivenciadas pelos pesquisados. Na investigação realizada, foram entrevistados 20 professores da carreira do Magistério público federal, todos com a titulação mínima de Mestrado, e o método utilizado foi o de análise do conteúdo. Os resultados indicaram que, dentre outras, as seguintes potencialidades: promover o domínio de métodos e técnicas de pesquisa, compreender todas as etapas de construção do conhecimento científico, preparar o futuro docente para que seja capaz de desenvolver pesquisas em nível de pós-graduação, dar segurança ao estudante de Iniciação Científica (IC) para que, ingressar no mundo do trabalho, ele possa enfrentar os desafios da sala de aula com inteligência emocional, dominando o conteúdo e compreendendo como o saber foi construído.

Palavras-chave : Iniciação Científica; Formação docente; Desenvolvimento científico..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )