SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Estratégias grupais para promoção de saúde em universitáriosFormação professores e processo educativo: a Companhia de Jesus nos clássicos da educação brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

FERRARI, Douglas Christian  y  LUIZ, Miriã Lúcia. O ensino de História e a Educação Especial na formação inicial de professores. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e42847.  Epub 17-Oct-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644442847.

O artigo tematiza o ensino de História e a Educação Especial, considerando desafios de grupos historicamente excluídos dos processos de escolarização e que, mesmo após inserção nas escolas, sofrem a negação das condições elementares de acesso, permanência e do direito às aprendizagens em História. Parte dos pressupostos da Teoria Histórico-cultural, notadamente do pensamento de Vygotski (1989; 1994; 1997), para problematizar a produção social da deficiência e noções fundamentais para pensar os processos de desenvolvimento e de aprendizagem. Ademais, compõe o escopo do texto uma abordagem a respeito do ensino de História e a elaboração dos conceitos considerados fundamentais para as aprendizagens históricas (BITTENCOURT, 2009; SCHIMDT, 1999). Há ainda muitas lacunas e fragilidades que distanciam o estudante com deficiência dos saberes escolares e acadêmicos, e tais aspectos passam pelas políticas públicas, formação docente, infraestrutura das instituições e dos espaços educativos, em geral. As alternativas aqui apontadas sinalizam ações promovidas em direção a um ensino de história menos excludente e mais sensível aos diferentes percursos de aprendizagens.

Palabras clave : Educação Especial; Ensino de História; Teoria Histórico-cultural.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )