SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Teacher education and educational process: the Society of Jesus in the brazilian education's classicsReception of new students to the Federal University of Santa Catarina, Florianópolis Campus: Students' Perception author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

OLIVEIRA, Márcio de; PEIXOTO, Reginaldo; MAIO, Eliane Rose  and  LEITE, Lucimar da Luz. “Gritos, tiros, sangue e muito medo” - violência contra as pessoas LGBTQIA e o processo educativo. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e45264.  Epub Nov 29, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644445264.

Considerando os casos de violência e morte contra as pessoas LGBTQIA que têm acontecido no Brasil, este trabalho, redigido por meio de pesquisa bibliográfica e documental, tem por objetivo discorrer acerca de expressões odiosas contra a comunidade LGBTQIA e como isso interfere nas relações sociais, focando a área educacional. Para atingir o objetivo, o manuscrito volta a atenção a um fenômeno particular, que é o ataque a uma boate em Orlando/EUA, em 2016. Para tanto, buscamos respaldos nos Estudos de Gênero e Feministas, em especial, nas/os autoras/res Saffioti (2013), hooks (2017), Butler (2015), Louro (2008a; 2008b), Meyer (2009), Junqueira (2010; 2015; 2018) entre outras/os. Com base nos dados, consideramos que é necessário que as esferas governamentais organizem políticas públicas específicas de combate à LGBTQIAfobia e as efetivem, sendo fundamentais ações de variados movimentos sociais que buscam combater a violência contra essa população; junto a isso, é basilar o trabalho docente democrático e científico com o intuito de contribuir no combate de todas as formas de violência, de modo que o processo educativo seja parte de uma formação ética e preventiva, de reconhecimento das diferenças, de acolhimento.

Keywords : Educação escolar; Diversidade sexual; Trabalho docente..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )