SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46“Gritos, tiros, sangue e muito medo” - violência contra as pessoas LGBTQIA e o processo educativoEstudios sobre Pedagogía Universitaria y Didáctica de la/en la Educación Superior: itinerarios de una experiencia en tiempos de pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

DIAS, Lara Simone  y  KLEN, Edmilson Rampazzo. Acolhimento aos ingressantes na Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis: percepção dos estudantes. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e47406.  Epub 01-Dic-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644447406.

Práticas de acolhimento podem representar importante estratégia de prevenção à evasão no Ensino Superior. Opresente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de opinião com estudantes de uma universidade federal, realizada a fim de a conhecer a percepção dos mesmos a respeito destas ações e identificar fatores tidos como favoráveis e desfavoráveis à ambientação à universidade, tais como informações consideradas relevantes para a ambientação acadêmica, as formas de acesso a elas e os principais atores envolvidos neste processo. Participaram do estudo 718 estudantes - não identificados - de diversos cursos de graduação através de pesquisa de opinião por um questionário online. Os resultados indicam o protagonismo dos próprios estudantes no processo de acolhimento e uma parcela significativa de estudantes sem acesso às atividades de acolhimento. A partir da percepção dos estudantes, são discutidos o papel institucional no acolhimento aos ingressantes ao Ensino Superior e possíveis estratégias para sua melhoria.

Palabras clave : Acolhimento; integração; estudantes universitários; ensino superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )