SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46The process of selecting school leaders in Londrina: The implementation of goal 19 of the National Plan of Education 2014-2024Mapping of collective enforcement procedures to guarantee the right to early childhood education in the state of Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães  and  RIBEIRO, Cintya Regina. A arte da desaparição como experimentação tateante de pensamento: contribuições à pesquisa educacional. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e44292.  Epub Dec 01, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644444292.

O artigo tem como objetivo discutir as implicações da forma ensaística de pensamento para o campo da pesquisa educacional. A partir da triangulação de forças entre o pensamento de Michel de Montaigne, Enrique Vila Matas e Gilles Deleuze-Félix Guattari, o estudo explora de que modo, na aurora da subjetividade moderna, certa arte do retrato, produzida a partir da forma ensaística desenvolvida por Montaigne, permitiu a emergência de um modo de experimentação tateante do pensamento, cujo horizonte se volta a uma condição de desaparição. O trabalho visa esmiuçar essa distinta arte do retrato dedicada à desaparição, focando-se em sua potência fabulatória, bem como explorar suas ressonâncias nos modos como concebemos o ofício do pesquisador, sobretudo no campo educacional, em contraposição a outra arte de retrato denominada cartesiana. Por fim, a discussão aponta que a desaparição, ao instaurar outra geografia de pensamento, possibilita ao pesquisador educacional mobilizar procedimentos outros tendo em vista ensaiar o impensável.

Keywords : Desaparição; Ensaio; Pesquisa Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )