SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Internacionalização do ensino superior e a mobilidade acadêmicaUma análise da implementação do contraturno nas escolas municipais de Belo Horizonte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

MARINHO, Paulo Roberto Ribeiro; SCHMIDT, Maria Luiza Gava  e  VASCONCELOS, Mário Sérgio. Prazer-sofrimento no trabalho: um estudo de caso com professores de escolas rurais. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e43100.  Epub 05-Out-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644443100.

Este estudo analisa as percepções dos professores que atuam em escolas rurais em relação ao prazer-sofrimento no contexto de trabalho, tendo por referênciaa teoria da Psicodinâmica do Trabalho. A pesquisa da literatura contemplou trabalhos sobre o mal-estar docente e as contribuições teóricas da psicodinâmica do trabalho para o entendimento das vivências de prazer e de sofrimento no trabalho.Investigou-se o contexto de trabalho desses professores nas seguintes dimensões: Organização do Trabalho (OT), Condições de Trabalho (CT), Relações Socioprofissionais (RSP) e Prazer-Sofrimento no Trabalho (PST). Trata-se de uma pesquisaqualitativa,com delineamento de estudo de caso, em que foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e abertas e submetidas à análise de conteúdo. A pesquisa foi realizada com 20 professores de duas escolas rurais do interior paulista (SP). Os resultados indicaram que os professores vivenciam prazer e sofrimento no trabalho, sendo o sofrimento predominante.Por um lado, as vivências de prazer desses professores estão associadas à própria atividade educacional e ao relacionamento com os alunos, familiares e outros professores. Por outro lado,as vivências de sofrimento no trabalho são relativas a exorbitante jornada de trabalho, falta de apoio, dificuldade de acesso às escolas e relacionamentos conflituosos. Espera-se, com este estudo, poder contribuir para o entendimento das vivências de prazer e sofrimento no trabalho e dos reflexos dessas vivências na saúde dos professores e das instituições escolares.

Palavras-chave : Professor; Escola rural; Prazer-sofrimento; Saúde do trabalhador..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )